Artigos

3 razões porque precisamos plantar igrejas rurais

Plantar igrejas em lugares rurais ao redor do mundo é essencial. Pois, se o conhecimento da glória de Deus cobrirá a terra assim como as águas cobrem o mar (Hc 2.14), então toda aldeia e vilarejo deve conter um ajuntamento evangélico de testemunhas de adoração.

Considere, por exemplo, uma cidade pitoresca de 4.800 habitantes perto de onde eu moro.  Como um terço de mais de duzentas cidades de New Hampshire, não tem igreja evangélica. Embora pequena, esta cidade é importante para a missão de Deus. Por isso, no outono de 2018, uma pequena comunidade missional da minha igreja começou a se reunir lá todos os domingos à noite. Eles se reúnem em um prédio público para comer juntos, adorar a Jesus e amar esta comunidade servindo às suas necessidades únicas.

As cidades também importam, é claro, e sua importância estratégica foi comprovada e promovida nas últimas décadas. Mas, plantar igrejas rurais não é menos importante. A vida rural é uma realidade para bilhões de pessoas – pessoas que são de imenso valor para Jesus e seus planos. Considere estas três razões pelas quais a obra do evangelho em lugares menos populosos vale a pena.

1. Pequenos começos, grande impacto

O local de nascimento de Jesus é um exemplo de como Deus acende grandes obras em lugares pequenos. “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2). Incontáveis grandes obras de Deus encontram suas raízes em começos geograficamente pequenos.

A vida rural é uma realidade para bilhões de pessoas.

Não há dúvida de que a população global está se urbanizando. Mas, a vida rural nunca some completamente. Além disso, a tendência das pessoas para onde estão se mudando negligencia de onde elas vêm. Como seria se muitos desses futuros moradores urbanos encontrassem a alegria de Jesus em igrejas do campo e entrassem em suas novas cidades preparados por congregações rurais para a missão do evangelho? Um evangelismo urbano significativo poderia acontecer porque cidades seriam povoadas por apaixonados “cristãos do campo”.

2. Pequenos números, grande celebração

Deixando as noventa e nove para encontrar a que se ajusta no padrão do ministério rural. Enquanto o tema das três parábolas de Lucas 15 é o valor dos “perdidos” para Deus, duas das histórias focalizam no pequeno número de um. Com certeza, seria exagerado aplicar isso diretamente ao ministério rural e à plantação de igrejas. No entanto, não há dúvida de que uma pessoa perdida em um vilarejo que é trazido em segurança para a casa do Pai vale a pena celebrar no céu.

Além disso, a quantidade de tempo que Jesus passou nos lugares menos populosos de Israel deveria nos levar a prestar atenção. A mulher no poço, o demoníaco entre os túmulos e o recrutamento de pescadores para ser seus primeiros discípulos, todos aconteceram no contexto do ministério rural. E então, há Mateus 9.35, que menciona o desejo de Jesus de levar o evangelho a todo lugar onde as pessoas estão: “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades” (ARA).

Portanto, a obra do reino não pode ser apenas um jogo de números. É bom criar estratégias de como podemos alcançar mais com o evangelho. Mas, sempre deve haver celebração genuína em alcançar números pequenos em lugares pequenos.

3. Pequenos tamanhos, grande louvor

Hoje, a igreja do Ocidente parece hipnotizada pela grandeza. Mas, Deus não se impressiona nem se opõe a grandes palcos e grandes capacidades de assentos. Como o Criador de todas as coisas, grandes e pequenas, ele se deleita em tudo o que é bom. Quando vem a grandes igrejas ou minúsculas reuniões em aldeias, “Ele abençoa os que temem o Senhor, tanto pequenos como grandes” (Sl 115.13, ARA). Então, agrada-lhe abençoar as igrejas suburbanas em crescimento assim como a reunião de dois ou três em seu nome. Portanto, nunca devemos negligenciar o pequeno, concentrando-nos no maior ou no grande.

Eu acho que o céu surpreenderá a todos nós. Pequenas ações serão celebradas muito mais do que elas são aqui na terra, onde geralmente recebem pouco reconhecimento. Realmente, os pequenos se juntarão aos grandes para bradar louvores em uma só voz. Como João escreveu: “Saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes” (Ap 19.5, ARA).

Círculo completo

Cerca de trinta e cinco anos atrás, um pastor rural de New Hampshire ajudou um casal, prestes a se casar, a entender o evangelho. Eles professaram a fé, foram batizados e começaram uma jornada de seguir a Jesus. Eles moravam na cidade que mencionei acima, onde a esposa se tornou uma professora do primário. Ela permaneceu nesta escola todo este tempo e, como casal, eles amam seus vizinhos fielmente há mais de três décadas. Hoje, eles fazem parte do pequeno grupo que procura plantar uma igreja na comunidade, e tudo isso graças à fidelidade de cristãos em áreas rurais.

A plantação de igrejas rurais é importante porque pessoas vivem nesses lugares, e as pessoas são importantes para Deus.

No fim das contas, a plantação de igrejas rurais é importante porque pessoas vivem nesses lugares, e as pessoas são importantes para Deus. Portanto, para aqueles que recebem a direção do Espírito para alcançar pessoas em lugares pequenos, por favor, saiba que isso é um grande negócio com atenção e carinho do céu. As boas novas são para ambos, cidade e campo, urbano e rural, grandes e pequenos.

Artigo de David Pinckney. Disponível em: https://www.imb.org/2019/01/17/reasons-rural-church-plants/. Traduzido por Thiago Santana Ishy.

Deixe um comentário