Lucas

A família cristã saudável

Lucas 1.5-17

Introdução

1. Zacarias significa “Jeová se lembrou”, enquanto Isabel significa “Deus é meu juramento”. Eles eram da família sacerdotal do povo de Israel (1.5).

2. As famílias de Israel passavam por uma crise. Aproximadamente 400 anos antes deste relato de Lucas, o Senhor, por intermédio do profeta Malaquias já condenava o adultério e o casamento misto que acontecia principalmente nas famílias sacerdotais (Ml 2.13-16). O próprio Senhor Jesus durante o Seu ministério terreno repreendeu os fariseus por causa do adultério (Mt 19.3-9), os líderes judaicos por desonrarem os pais (Mc 7.5-13) e os próprios discípulos por impedirem as crianças de vir até Ele (Mt 19.13-15).

3. Hoje, a igreja enfrenta uma crise na família. Pais divorciados e filhos rebeldes. Pais insensíveis à Palavra e filhos indiferentes à voz de Deus.

4. Mas, assim como Zacarias e Isabel temiam a Deus, ainda há esperança para a família cristã. Veja algumas marcas de uma família cristã saudável.

Pais que andam com Deus (1.6)

1. O texto diz que Zacarias e Isabel eram justos diante de Deus. Eles tinham um relacionamento com Deus, e Ele via isso. Mas, também eram irrepreensíveis em todos os preceitos e mandamentos da Lei. Não significa que não pecavam, mas que seguiam as leis cerimoniais quando pecavam.

2. Deus via o interior e reconhecia que eram justos. Os homens viam o exterior e reconheciam que eram irrepreensíveis.

3. Os pais que andam com Deus refletem isso para a sua família e para toda a comunidade onde estão inseridos. É disso que a igreja precisa urgentemente. De pais que andam intimamente com o Senhor, impactando todos ao redor.

Pais que entram na presença de Deus (1.7-10)

1. Além da crise familiar nacional, Zacarias e Isabel enfrentavam um drama pessoal. Eram abençoados por Deus, mas não podiam ter um filho. Isso era uma vergonha para qualquer judeu, especialmente para uma mulher (1.25).

2. Ainda que enfrentassem uma dor, continuaram a servir ao Senhor. Zacarias estava no templo quando lhe coube a responsabilidade de queimar o incenso no santo lugar. Enquanto carregava uma dor pessoal, entrou na presença de Deus.

3. Uma família saudável é aquela em que os pais mesmo nas tribulações, entram na presença de Deus. Que entregam todo o seu fardo nas mãos do Todo Poderoso.

Pais que oram a Deus (1.11-13)

1. O altar de incenso era símbolo das orações a Deus. Zacarias estava ali quando o anjo do Senhor apareceu. O anjo disse que Deus ouvira as orações dele e da esposa.

2. Apesar da idade, esterilidade e vergonha, Zacarias e Isabel continuaram a orar. Há quantos anos esperavam por uma resposta do Senhor.

3. Uma família cristã saudável tem sempre pais que perseveram em oração a Deus. Que esperam as respostas do Senhor quanto tempo for preciso. Pais que mesmo diante da impossibilidade aos olhos humanos, aguardam a resposta final do Senhor.

Filhos que alegram aos pais e aos outros (1.14)

1. O Senhor prometeu um filho a Zacarias e Isabel. Ele ouviu as orações e agora respondera. Este filho seria uma alegria para os pais e muitos outros.

2. Famílias saudáveis têm filhos que são motivos de alegria para os pais, para os outros e para Deus.

Filhos que andam com Deus (1.15-17)

1. Zacarias e Isabel teriam um filho que seria o precursor do Messias. Ele serviria a Deus preparando o caminho para Jesus Cristo.

2. Ele seria cheio do Espírito e teria um ministério semelhante ao do profeta Elias. O filho de família sacerdotal seria um grande profeta da nação de Israel. Teria um ministério diferente do pai, mas o mesmo Senhor.

3. Famílias saudáveis preparam os filhos para serem instrumentos úteis nas mãos de Deus. Talvez não sigam os mesmos passos dos pais, mas aonde forem estarão sempre sendo usados por Deus.

Conclusão

1. A cada dia é mais difícil encontrarmos uma família toda servindo ao Senhor na igreja. Sempre há parte dela ali, mas não ela toda.

2. Apesar da crise familiar na igreja, ainda há esperança. O exemplo de Zacarias, Isabel e João Batista nos lembra de que mesmo em tempos de crise ainda é possível termos famílias cristãs saudáveis.

3. É possível ter pais que andam com Deus, que entram na presença de Deus, que oram a Deus, assim como filhos que alegram e também andam com Deus.

Deixe um comentário