Artigos

Os benefícios da pregação expositiva

Eu estou louco? Esse era o pensamento na minha mente enquanto eu estava de pé diante da congregação da Igreja Batista da Unidade Livre Arbítrio no primeiro domingo da manhã de agosto de 1991. Eu tinha acabado de ser eleito como pastor sênior quatro dias antes, depois de ter servido como pastor dos jovens por nove meses.

Enquanto eu estava lá em pé, seguramente ancorado atrás do nosso grande púlpito, eu passei a pedir para que as pessoas abrissem as suas Bíblias no Evangelho de João. Meu texto daquele dia era João 1.1-18, e na minha introdução eu disse à igreja que estaria pregando através de todo o livro de João nas manhãs de domingo – capítulo por capítulo, parágrafo por parágrafo, verso por verso. E pela graça de Deus foi exatamente isto que eu fiz. Depois de mais de um ano, após mais de 50 sermões, eu terminei o que havia começado pregando a última seção de João 21.

Eu não me lembro exatamente o que me motivou a pregar expositivamente através do Evangelho de João, mas esta decisão foi uma das mais sábias decisões que eu fiz, não apenas no meu ministério pastoral, mas em toda a minha vida. Essa decisão definiu o rumo para os meus próximos 20 anos de pregação, todos na mesma igreja. Desde então, tenho pregado através de pequenos livros como Jonas, Efésios e Colossenses e nos mais longos como Eclesiastes e Romanos. Eu levei três semanas para pregar através de Filemom e aproximadamente cinco anos para pregar através de Mateus.

Não, eu não prego apenas através de livros bíblicos, mas é o que eu faço a maior parte do tempo. Eu estou convencido que esta é a melhor maneira de pregar a Palavra de Deus. Observe, eu não disse que é a única maneira, mas eu estou firmemente convencido que é a melhor maneira. Sermões tópicos certamente são necessários às vezes, mas se o pregador não cuidar, seu desejo por relevância e gosto contemporâneo por seus sermões pode levá-lo a pregar topicamente frequentemente. Além disso, os sermões tópicos tornam muito mais fácil ler uma passagem das Escrituras e então rapidamente conduzir seu povo para longe do texto, e não ao texto. Se um pregador sempre acha que o que ele diz é mais importante do que o que Deus já disse, ele está delirando e precisa repensar o seu chamado.

O Que é “Pregação Expositiva”?

Quando se trata de pregação expositiva, o texto bíblico é o ditador. O assunto do sermão vem do texto. A estrutura do sermão vem do texto. O texto determina. O significado pretendido pelo autor aos destinatários originais dita e determina que tipo de aplicação é feita durante a pregação contemporânea. A definição de pregação expositiva de Haddon Robinson continua clássica:

A pregação expositiva é a comunicação de um conceito bíblico, derivado de, e transmitindo através de um estudo histórico, gramatical e literário de uma passagem em seu contexto, que o Espírito Santo primeiramente aplica à personalidade e experiência do pregador, e depois, através dele, a seus ouvintes.

Eu concordo com a avaliação de John Stott de que “toda verdadeira pregação é pregação expositiva” (itálico meu), e com sua declaração esclarecedora:

Na pregação expositiva o texto bíblico não é nenhuma introdução convencional para um sermão sobre um tema muito diferente, nem um prego conveniente onde pendurar uma variedade de pensamentos, mas um mestre que dita e controla o que é dito.

Um exemplo de pregação expositiva pode ser encontrada em Neemias 8.8, onde Esdras e os levitas leem uma porção da Escritura do Pentateuco, “dando explicações” da passagem, e garantindo que todos “entendessem o que se lia”. O foco era claramente no texto mosaico, com cuidadosa atenção exegética para que o texto fosse interpretado corretamente, e com atenção expositiva para ter certeza que as pessoas entendessem como o texto se aplicava às suas vidas e a necessidade de obedecê-lo.

Como o pregador vai das páginas das Escrituras para o contexto atual da pregação, deve haver dois componentes vitais: exegese e exposição. Exegese se refere ao estudo cuidadoso e sistemático das Escrituras para descobrir o significado original pretendido. Esta é uma tarefa histórica e literária, tentando restabelecer o sentido original da passagem e a intenção do autor ao escrever para um público particular.

Exposição se refere ao processo de pegar o significado original pretendido e construir um sermão fazendo uma ponte com o mundo contemporâneo. Exposição trata do desenvolvimento do sermão que, com a ajuda de Deus, terá autoridade porque está ancorado no propósito do autor do texto, e relevante porque a sua verdade é corretamente aplicada aos ouvintes de hoje.

Pregação expositiva começa com exegese e termina com exposição. Ambas são necessárias. Sem exposição, a mensagem soará como uma lição de história bíblica. Sem exegese, a mensagem pode ser nada mais do que retórica sem o poder e a autoridade de Deus. Talvez a analogia de Nolan Howington é a melhor ilustração deste relacionamento:

A exegese é como um mergulhador trazendo à tona pérolas do fundo do oceano; um expositor é como o joalheiro que as arruma de forma ordenada e apropriada em relação umas às outras.

Quais São os Benefícios da Pregação Expositiva?

Os benefícios e vantagens da pregação expositiva, especialmente através de livros bíblicos, tem sido bem documentados em vários livros sobre pregação, mas eu mencionarei alguns dos maiores benefícios que minha igreja e eu temos experimentado.

Primeiro, alivia uma quantidade incrível de estresse. Ela alivia tanta ansiedade sobre o que pregar da próxima vez. Afinal, existem apenas 1189 capítulos e mais de 31000 versos para escolher! Aqueles que afirmam que o pregador deve “ouvir o Senhor” e “pregar o que o povo precisa a cada semana” são, em minha opinião, muito presunçosos. Eu tenho total confiança na capacidade do Senhor de me levar a pregar um determinado livro da Bíblia que Ele sabe que vai atender as necessidades das pessoas enquanto eu estou pregando através dele. Com esse tipo de liderança em seu ministério de pregação, um monte de estresse é deixado de lado.

Segundo, honra a natureza das Escrituras. O Espírito de Deus não moveu nenhum homem santo da antiguidade para escrever um compêndio tópico ou uma teologia sistemática. Ele levou-os a escrever narrativas, histórias, cartas, poesias, profecias e outros gêneros. E, quando você prega a Palavra na forma que Deus a deu, você está dando a maior honra a esta Palavra.

Terceiro, ela ensina ao seu povo como estudar e interpretar as Escrituras no seu contexto. Além disso, ela ajuda estimular seu apetite espiritual pela Palavra. Eles podem vir semana após semana com “curiosidade antecipada” porque eles sabem qual texto você pregará e, se escolherem estudar antecipadamente, a curiosidade ajudará em sua aprendizagem.

Quarto, ela protege o pregador da sua rotina pastoral. Todos os pregadores tem aqueles brinquedos espirituais que eles mais gostam de brincar. Todo pregador tem temas e assuntos que pra ele é mais confortável pregar e aquelas teclas que ele realmente gosta de apertar. A pregação através de livros bíblicos praticamente garante equilíbrio na pregação – como equilibrada a Bíblia é! Assuntos e temas que o Espírito Santo considerar necessários serão repetidos. Você será capaz de juntar-se a Paulo e um dia dizer: “porque jamais deixei de vos anunciar todo o desígnio de Deus.” (At 20.27).

Quinto, ela mantém o pregador responsável. Ela exige que pregador pregue o que Deus diz e não o que o ele deseja que Deus tenha dito. Ela o forçará a pregar textos difíceis que de outro modo teriam sido ignorados. Além disso, essa pregação sistemática através dos livros forçará você a estudar. A preguiça e a pregação expositiva são tão compatíveis como os fãs de basquete do Duke e da Carolina do Norte durante o March Madness!

Sexto, ela ajuda produzir um corpo maduro de crentes. Se um pastor está sob menos estresse e, portanto, capaz de dedicar mais tempo e atenção para ponderar, no estudo sistemático e exegético da Palavra e na preparação de sermões expositivos, com o tempo você terá inevitavelmente um ministério no púlpito muito mais equilibrado e, portanto, uma congregação mais madura. Alimentar-se de uma dieta equilibrada é essencial para uma boa saúde. Sem esse equilíbrio, o corpo não receberá todas as vitaminas e minerais que ele necessita. Da mesma forma, os crentes necessitam de uma dieta espiritual equilibrada. Sem isso, eles não receberão todos os “nutrientes espirituais” necessários para viver uma vida que honre a Cristo.

Não importa o quão apropriado é para um pastor ter uma responsabilidade para com os perdidos e um desejo de alcançá-los com a pregação evangelística, nenhuma congregação precisa ouvir uma mensagem evangelística todo domingo de manhã. Também não precisam ouvir pregações sobre normas e convicções toda semana. Eles precisam de um equilíbrio das ordens de Deus que a pregação expositiva através dos livros bíblicos garante.

Não, a palavra atual expositiva não é encontrada em nossas bíblias em inglês. Entretanto, se Paulo estivesse escrevendo 2Timóteo 4.2 hoje e usando o vocabulário homilético de nossos dias, ele só poderia escrevê-lo assim: “prega a palavra expositivamente”, e pensar consigo mesmo: isto vai beneficiar muito a você e seu povo!

*****

[1] Robinson, Haddon W. Pregação Bíblica. Shedd Publicações. 2ª edição. 2002. pg.22.

[2] Stott, John. Between Two Worlds: The Art of Preaching in the Twentieth Century. Grand Rapids Eerdmans. 1982. pgs. 125-126;

[3] Howington, Nolan. Expository Preaching. Review and Expositor 56. January 1959. pg. 62.

[4] N.T.: March Madness ou “Loucura de Março” é um fenômeno americano que lota os ginásios de esportes durante o mês de março. Nesse período acontecem os torneios masculino e feminino da National Collegiate Athletic Association (NCAA). Esses torneios determinam os campeões do maior evento do basquete universitário do mundo. O Duke e Carolina do Norte são grandes rivais e dois dos principais times do torneio.

[5] N.T.: não é encontrada também nas versões mais conhecidas do Português.

Artigo original de Jeff Manning. Traduzido por Thiago Santana Ishy.

Deixe um comentário